Queda do Muro de Berlim

Nos dias que correm, a esmagadora maioria da esquerda socialista realizou com sucesso a experiência teórico-política com o estalinismo e já tem clara a necessidade de combate-lo como deformação, degeneração e negação do projecto socialista de promoção de um mundo onde vigore os princípios da igualdade, liberdade e fraternidade.
Dito isto, no entanto, torna-se importante combater também a mistificação triunfalista dos defensores da ordem do capital que recentemente reuniram-se para, mais uma vez, celebrar a vitória da queda do Muro de Berlim.
O Muro de Berlim foi um muro que dividiu a Cidade de Berlim em duas partes, um lado os socialistas e do outro os capitalistas.
De um lado o muro era visto como uma barreira intocável, do outro como uma "parede" enfeitada com "desenhos" onde tornava este mais alegre. Depois de 28 anos de existência este muro vem a ser derrubado, assim Berlim ficara sem uma divisão entre os seus dois lados, unindo-se num só.
No meu ponto de vista foi bom este derrube, pois, foi uma forma de mostrar ao mundo que somos todos iguais, que não vale a pena andarmos com intrigas, pois, assim só destruiremos mais o nosso mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário